Guia para receber bem: decoração, lembrancinhas e cardápio diferente





Foto: Fernando Gomes



A noite de Natal ou de Réveillon não precisa causar em toda a família aquela sensação de déjà vu, afinal estamos falando da mesma árvore de sempre, dos mesmos discursos na hora da troca de presentes do amigo-secreto e do mesmo conjunto de louças servido à mesa (e com o mesmo cardápio dos anos anteriores). Truques simples podem resultar em efeitos bacanas para transformar a comemoração. Detalhes podem transformar a decoração. E que tal um prato especial para o convidado vegetariano que sempre dispensa o peru? Donna reúne sugestões de montagem de mesas, cardápio e mimos para os amigos, com ideias fáceis de serem executadas ou adaptadas – e reaproveitadas também, já que é tempo de economizar.
DECORAÇÃO SEM DRAMAS
Esta é a hora de tirar tudo o que ficou guardado nos armários e colocar à mesa. Quem não tem aquele faqueiro especial ou aquela toalha de mesa esquecida nos outros 364 dias do ano para usar apenas em “ocasiões especiais”? Se a toalha, por exemplo, já não é mais do agrado do dono da casa, vale a pena cortá-la e transformar em trilho de mesa ou em jogos americanos. A dica é da arquiteta Karen Krummenauer, proprietária da Merci Decor, especializada em locação e venda de móveis para eventos.
• No combate ao desperdício, tudo o que for usado nas noites dos dias 24 ou 31 pode ser reaproveitado depois. As palavras em MDF que decoram as mesas das imagens que ilustram essa página podem ser aproveitadas depois das festas como pingentes para a porta do quarto, para decorar o lavabo ou adornar a mesa do escritório, por exemplo.
decoracao
• Caso a ideia não seja investir em novas aquisições, vale escrever com uma letra bonita em um papel mais durinho estas mesmas palavras (amor, paz, felicidade etc) e colocar como boas-vindas no lugar de cada convidado.
• Para dar um ar mais chique aos guardanapos de pano, o uso de argolas (de madeira, plástico ou metal, em qualquer estilo) pode ser complementado pela aplicação de flores em muitas cores. Karen indica ainda a composição de pratos diferentes na hora da montagem: assim como a família toda se divide na hora de cozinhar o menu, por que não pedir que cada um leve um conjunto bonito de pratos para compor a decoração?
00b561f0
• Quanto aos copos, especialmente se tiver crianças na comemoração, não esqueça das taças de acrílico que estão na moda: assim, os pitocos podem tomar as bebidas com taças iguais às dos adultos.
• As bolas de Natal do pinheiro podem ser espalhadas sobre a mesa e ficar também em aparadores próximos.
• Petiscos como amendoins e frutas cristalizadas não precisam apenas ficar em cumbuquinhas. Uma solução supercriativa é colocar porções destes aperitivos em colheres de sopa, dispostas uma ao lado da outra na mesa: fica um efeito diferente, e cada convidado se serve individualmente sem colocar a mão no pote coletivo.
CORES DE 2016 PARA A VIRADA
Reparou em como a hortênsia reúne a combinação das duas cores tendência de 2016, as apostas da Pantone? O rosa quartzo e azul serenity são as tonalidades da flor, escolha de Karen Krummenauer para compor a mesa de Réveillon:
– É a época da floração da hortênsia, de dezembro até fevereiro. Quem mora no Interior até costuma ter no jardim de casa. E é fácil de encontrar em floriculturas. Fica uma proposta linda para fugir só do branco no décor – afirma.
00b561ef
Uma dica para manter esse tipo de flor sempre com aspecto fresquinho é hidratá-la: em vez de molhar só o caule, mergulhe a hortênsia inteira na água, como se fosse um breve “banho”.
– Ela fica mais aberta, dá uma hidratada e fica renovada – diz Karen.
00b561f1
Coloque as flores em potes transparentes, como este de vidro (foto acima), espalhados pela mesa ou pela casa. Os vidros não precisam ser do mesmo tipo ou tamanho, pelo contrário: quanto mais diversificado, melhor. Recolha todas as opções disponíveis em outros ambientes da casa e, na grande noite, concentre tudo na sua sala.
 DOBRADURA NATALINANão deu para comprar uma árvore de Natal grande neste ano? A designer de interiores Fernanda Alves(Adornié Ambientes) sugere uma releitura para a decoração (foto abaixo). Com sobras como rolos de papel para presente ou papéis de parede ou até mesmo cartolina, é possível fazer com dobraduras simples esse pequeno tipo de árvore para espalhar pela casa.
DECORBG_strip_41422_1_full

MIMO SAUDÁVEL
Em época de contenção de gastos, não dá para presentear todo mundo que desejamos, especialmente aquelas pessoas com quem se tem pouca intimidade e cujos gostos são uma incógnita. Como encontrar, então, uma opção unissex, fácil de ser encomendada e que combine com todas as faixas etárias? A chef de cozinha Paola Salerno Troian, conhecida como Gringa, tem um hábito muito prático para ser copiado: ela costuma dar mudinhas de plantas ou temperinhos para os amigos que a visitam em casa. Neste fim de ano, não será diferente.
plantinhasmudinhas
– É barato e significativo. Ainda dou um toque especial colocando uma tag (etiqueta) com os cuidados de cada tipo de mudinha.
CARDÁPIO SEM CARNE
Tudo bem que o arroz à grega e o peru, chester ou tender são os clássicos do Natal. Mas quem opta pela alimentação vegana ou vegetariana, ou seja, quem não consome produtos de origem animal, tem alternativas saborosas para o fim de ano. A pedido de Donna, a chef Juliana Corrêa, conhecida comoChef Ju, montou três sugestões de pratos (foto acima) para serem servidos juntos na hora da ceia.
00b566f2
Se você tiver algum convidado com esse perfil, eis um jeito carinhoso de integrar todas as opções disponíveis no cardápio – e a gente aposta que todo mundo vai querer experimentar também. A entrada é uma salada ao molho de maracujá e tomilho fresco, o prato principal é original da culinária árabe, o mjadra, e farofa vegetariana para acompanhar.
Salada com molho de maracujá e tomilho
Rendimento: 4 pessoas
Tempo: uma hora
Grau de dificuldade: Fácil
Ingredientes: 01 alface americana | ½ maço de espinafre | 01 maracujá fresco | Tomilho | Azeite de oliva | Sal | Pimenta | Tomate cereja
Modo de preparo: Lave as folhas e tomate cereja e separe. Bata no liquidificador o maracujá com as sementes, as folhas de tomilho fresco, o sal e azeite de oliva. Montar em um prato as folhas e colocar o molho sobre as folhas e tomatinhos e servir.
Mjadra
Rendimento: 4 pessoas
Tempo: 1 hora
Grau de dificuldade: fácil
Ingredientes: 200g de lentilhas | 100g de arroz agulhinha tipo 1 longo | 2 cebolas grandes | Azeite de oliva e sal
Modo de preparo: Cozinhar a lentilha em panela de pressão por 20 minutos A quantidade de água deve ser o triplo da porção de lentilhas. Refogar a cebola picada em azeite. A cebola pode ser cortada em rodelas ou outra forma, não importa o corte, o segredo está na coloração que deve se aproximar do dourado. Na mesma panela em que as cebolas estão refogando, colocar as lentilhas cozidas Acrescentar o arroz que deve ser previamente lavado. Salgar a água da preparação, baixar o fogo e destampar a panela. O ponto correto será o momento em que toda a água secar da panela e o arroz estiver macio e cozido.
Farofa vegetariana
Rendimento: 2 pessoas
Tempo: 30min
Grau de dificuldade: fácil
Ingredientes: 500g farinha de mandioca | Azeite de oliva | Cebola | Alho | Nozes
Modo de preparo: Cortar a cebola e alho. Refogar com azeite de oliva. Colocar a farinha de mandioca até ficar dourada. Colocar as nozes. Colocar sal e pimenta.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tatuagem